segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prancheta EQ Sports: O que esperar da Seleção Brasileira no Mundial de Basquete?

Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete inicia no próximo dia 30 de agosto, na Espanha, a sua caminhada rumo ao tricampeonato Mundial. Diferente do que aconteceu na última Copa América, onde o técnico Rubén Magnano teve que lidar com várias dispensas, seja por conta de lesão ou por problemas de seguro, dessa vez o Brasil vai completo, com todos os jogadores que atuam no melhor basquete do mundo (NBA) e na Europa. 

Com o Brasil completo, sem nenhuma baixa, a expectativa dos torcedores brasileiros é grande, como há tempos não se via. Para sabermos quais são as reais chances dos comandados de Magnano, e até onde o Brasil pode ir, nós chamamos os comentaristas de basquete Guilherme Giavoni, Matheus Cezar Gartner e Wendell Ferreira para analisarem o que essa Seleção Brasileira pode fazer no Mundial da Espanha.

Guilherme Giavoni, do Bola Laranja e Bola Oval

Acredito que a seleção brasileira terá dificuldades na primeira fase porque o grupo é extremamente complicado, com Espanha, França (mesmo desfalcada), Sérvia, Egito e Irã, mas acredito que avance para a segunda fase. O cruzamento seguinte será com o grupo da Argentina, parece algo predestinado. Sobre o grupo brasileiro, penso que são os melhores jogadores disponíveis, Huertas, Leandrinho, Varejão Nenê e Splitter são de uma grande geração, mas me incomoda profundamente a falta de renovação da equipe, que é praticamente a mesma que jogou em Londres 2012.

Matheus Cezar Gartner, do Paixão NBA

Todos nós sabemos que o Brasil só vai participar desse Mundial por causa do famoso convite da FIBA (que por sinal, foi um convite que custou milhões pra CBB). A Copa América foi desastrosa, porém aquele elenco já chegou todo despedaçado, muitas dispensas, críticas aos atletas que estavam lá dando a cara a bater, preparação longe da adequada... Tudo encaminhava para um fiasco, e foi. Mas e agora? Com os principais nomes disponíveis para o torneio, como será a participação do Brasil? Não gosto de fazer prognósticos, porém espero muito desse time. Temos um garrafão poderoso! Temos o privilégio de contarmos com Nenê Hilário, Tiago Splitter e Anderson Varejão. Nosso grupo de ala armadores não tem todo o brilho do nosso garrafão, mas conta com atletas de respeito. Muitos ali já tiveram o contato com a NBA e sabem como a defesa é importante e vence jogos/campeonatos. Portanto acredito muito que o Brasil pode ir longe nesse Mundial. Só não podemos cochilar e classificar na quarta posição. Pegar a seleção americana (provavelmente) logo de cara no mata-mata, o que seria terrível. Temos potencial gigantesco. Esses atletas quase nunca conseguem se reunir para vestir a camisa do Brasil, e quando conseguem, podemos notar a alegria em seus rostos. Representar o nosso país com vontade, raça e com muita determinação já é uma vitória. Isso é o que eu espero, o resultado será consequência.

Wendell Ferreira, do Prime Time ZH

O Brasil tem no Mundial da Espanha a última bala no revólver dessa geração. É uma equipe veterana, a maior média de idade de toda a competição. E, apesar dos grandes talentos individuais, nunca conseguiu resultados expressivos. Tudo depende dos primeiros jogos, como a seleção se colocará no grupo e quem enfrentará nas fases eliminatórias. Com azar, o time fica pelas oitavas, como em 2010. Com sorte e jogando o seu máximo, pode sonhar com a medalha pretendida por Rubén Magnano. A equipe de 2014 inspira confiança. A minha preocupação é com a de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário